Sobre o Projecto

Stuck on

Ver imagens online implica (quase sempre) vê-las num ecrã, que rapidamente passa de suporte e tela luminosa a um dado à priori desapercebido e aparentemente neutro.
Encontrar imagens de trabalhos artísticos online é uma experiência completamente distinta de estar com os trabalhos ao vivo. As câmaras fotográficas têm uma sensibilidade aos contrastes muito distinta da nossa percepção óptica. A perspectiva cónica não é exactamente a grelha pela qual vemos o mundo. O nosso corpo está ausente, e quando não está é um empecilho. Todo este contexto online é um mundo onde somos estrangeiros. Somos mais parecidos com um macaco do que com um iPhone – e assim também os trabalhos que produzimos.
O trabalho de Luísa Jacinto tem como base de investigação a pintura, num processo experimental do qual resultam pinturas, desenhos, instalações, vídeos. Foi em resposta à ideia de residência online – um convite à produção de um trabalho que seja online e ao vivo, uma obra para o ecrã, que surge STUCK ON, em suporte videográfico abordando, por um lado, múltiplas falências do ecrã enquanto ferramenta e superfície física de distribuição, e, por outro, aquilo que o suporte físico da pintura teima em pedir – mais tempo.

Luísa Jacinto nasceu em 1984. Vive e trabalha em Lisboa. Participou no International Study Programme da Maumaus em 2017, e terminou o MA em Fine Art na Byam Shaw School of Art – Central Saint Martins, Londres, em 2009.
Expõe regularmente desde 2007. Das exposições individuais destaca-se An instante of this, galería silvestre, Madrid, 2016; Roda que roda, à volta do quarto, comissariada por Fátima Lambert, Museu Soares dos Reis e Quase Galeria, Porto, 2015; Basta um só dia, comissariada por João Miguel Fernandes Jorge com edição de monografia, Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, 2012. Das suas exposições colectivas, destacam-se Pontos Colaterais, Coleção de Arte Arquipélago, uma selecção, comisssariada por João Silvério, Arquipélago, S. Miguel, 2015; e 17 ingredients – Measures of Autonomy, curadoria de Shama Khanna e Blanche Craig, Studio One, Londres, 2009.

Stuck onLuísa Jacinto