Sobre o Projecto

Que LimiteColetivo da Escola Artística
António Arroio

A fotografia foi-se definindo ao longo da sua história através da edição visual daquilo que nos rodeia, contemplando as funções do documento arquivista ou abrangendo a desocultação do “inconsciente ótico”. Na atualidade apresentam-se novos desafios que impõem outras definições, entre a verdade e a mentira, entre o real e a ficção, entre o registo físico e a imaterialidade virtual.

Os tradicionais lugares de contacto com a imagem alargaram igualmente o seu espectro. Atualmente a fotografia consagra-se na legitimidade do espaço expositivo e nas dinâmicas sociais de validação mas simultaneamente partilha-se na democracia de um pequeno monitor/ecrã. A partir dessa realidade, estabeleceu-se o desafio aos alunos da especialização de fotografia do Curso de Comunicação Audiovisual de efetuarem as suas pesquisas visuais em torno da ideia de limite, premissa que lhes permitiu incorporar o constrangimento técnico e cultural mas igualmente a liberdade plástica inerente à interdisciplinaridade da sua formação artística.

As propostas que criam uma ligação entre a sala de aula e a nova “parede” de visualização da plataforma online da RAUM, consubstanciam-se numa teia rizomática de possibilidades que vão desde o território paisagístico ao espaço desconhecido, da mimésis do real à ficção de um facto alternativo, do reconhecimento do “eu” à uniformização da identidade. Um sumário de preocupações que se impõe no palco atual do imaginário fotográfico e que se propõem à residência artística nos novos limites do fotográfico.

CuradoresBruno Santos, João Ribeiro e José Batista Marques

ParticipantesAna Albuquerque, Ana Farinha, Ana Sofia, Carolina Pires, Cecília Oliveira, David Dias, Fátima Brito, Janaina Gonçalves, João Rebelo, Joana Jacques, Marta Fróis, Oleksandr Tkachenko, Rita Raposo, Rita Soares, Sara Vigário e Susana Neves.

Escola Artística António ArroioProjecto Colectivo