ConstruçãoÂngelo Lopes, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

Catxupa Q’CabelBob Lima, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

Spia MontraCésar Schofield Cardoso, nasceu em São Vicente e vive em Santiago.

Prazo de ValidadeEdson Silva Delgado, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

Tatuagem FADB2Evanilda Napoleão, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

Bolacha D’ SoncentHelder Doca, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

Cão Para TodosJoão Brito, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

A Vida Quotidiana de TonyJoão Dongo, nasceu em São Vicente e vive em São Vicente.

Do InteriorMarcos Rocha de Pina, nasceu na Brava e vive no Fogo.

NôteMoisès Estrela, nasceu no Sal e vive no Sal.

EspaçoNenass Almeida, nasceu em São Vicente e vive em Santiago.

Táxi 45Sheila de Oliveira, nasceu no Sal e vive no Sal.

Catchupa FactoryNo âmbito da iniciativa Catchupa Factory – Novos Fotógrafos, lançada em Maio de 2016, realizou-se o Curso Avançado de Projecto em Fotografia, com a participação de 12 fotógrafos cabo-verdianos provenientes de diferentes ilhas.
Pretendia-se incentivar o desenvolvimento de um projecto fotográfico documental dando particular ênfase ao trabalho de edição e de construção de sequências narrativas. Ao exercício proposto, todos responderam de forma praticamente unívoca: tendo como pano de fundo a cidade do Mindelo, os trabalhos apresentados reflectiam preocupações de ordem social, cultural e económica.
Partindo de um maior ou menor conhecimento da cidade (e fazendo-o com recurso a diferentes estratégias), cada um dos autores acabou por percorrer ou habitar diferentes espaços (não é a própria fotografia, também, um acto performativo?). Em alguns casos é nos lugares de maior intimidade que se desenvolve a narrativa, sendo que outros fotógrafos foram obrigados a deslocar-se em território até então desconhecido. Dentro de uma esfera tão ampla de abordagens, talvez a característica mais visível seja uma atitude de transgressão relativamente às noções de centro e periferia. Numa cidade em que a própria geografia e o desenvolvimento urbanístico determinam de forma tão vincada sociabilidades distintas, vemos nestes trabalhos como as diferentes fronteiras e centralidades acabam por ser corrompidas.
Foram estes aspectos que quisemos destacar no processo de deslocamento dos projectos fotográficos para esta plataforma eminentemente visual e interactiva. De que forma a dispersão e localização das tomadas de vista foram condicionadas pela biografia de cada autor, por sentimentos de pertença, distanciamento, curiosidade ou desejo?
A Catchupa Factory – Novos Fotógrafos é uma iniciativa da AOJE e contou com o apoio do Ministério da Cultura de Cabo Verde e da Fundação Calouste Gulbenkian; o Curso de Projecto foi orientado por António Júlio Duarte e Diogo Bento e teve a participação de Pedro dos Reis (da RAUM) e Miguel Rodrigues que entre 16 e 18 de Maio conduziram um workshop e conversa sobre a fotografia e o espaço digital, no âmbito da iniciativa Raum: em Cabo Verde, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Ângelo Lopes, São Vicente
Construção
Bob Lima, São Vicente
Catxupa Q’Cabel
César Schofield Cardoso, Santiago
Spia Montra
Edson Silva Delgado, São Vicente
Prazo de Validade
Evanilda Napoleão, São Vicente
Tatuagem FADB2
Helder Doca, São Vicente
Bolacha D’ Soncent
João Brito, São Vicente
Cão Para Todos
João Dongo, São Vicente
A Vida Quotidiana de Tony
Marcos Rocha de Pina, Fogo
Do Interior
Moisès Estrela, Sal
Nôte
Nenass Almeida, Santiago
Espaço
Sheila de Oliveira, Sal
Táxi 45
Catchupa FactoryProjecto Colectivo